BRK Ambiental realiza última fase de implantação da rede de esgoto na rua Amazonas, em Blumenau

Foto Divulgação/BRK Ambiental

Por: Felipe Elias

19/06/2021 - 17:06 - Atualizada em: 21/06/2021 - 14:42

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Blumenau, divulgou que nesta semana realizará a implantação, por método não destrutivo, de mais 300 metros de tubulação da rede de esgoto na rua Amazonas, no bairro Garcia – até o momento, 750 metros já foram instalados na via.

Os trabalhos ocorrerão no trecho da rua Anita Garibaldi até a rua Barão de Capanema, a partir desta segunda-feira (21), entre 19h e meia-noite, com previsão de término no sábado (26).

A obra iniciou na Estação Elevatória de Esgoto (EEE), em construção ao lado da praça do terminal urbano, e é necessária para integrar o bairro Da Glória ao sistema público de esgotamento sanitário.

A realização dos serviços à noite tem como objetivo minimizar os impactos no comércio e trânsito da região, tendo em vista o menor fluxo de pedestres, ciclistas e veículos no período.

 

“A implantação segue sendo realizada pelo passeio, porém, neste trecho, haverá necessidade de posicionamento dos equipamentos e veículos pesados na via”, explica Talles Scudeiro, responsável pelas obras da BRK Ambiental em Blumenau.

 

Segundo a concessionária, o trânsito seguirá com fluidez nos dois sentidos da via, no entanto, é preciso estar atento à sinalização e orientação dos trabalhadores, pois poderão ocorrer interrupções para a movimentação de equipamentos e da sinalização, além de pequenas intervenções no passeio e ciclofaixa.

Em caso de chuva, o cronograma pode ser alterado.

Método não destrutivo

A BRK destaca que, além das estratégias quanto ao horário de execução dos serviços para minimizar os impactos aos blumenauenses, essa obra conta com uma nova tecnologia, conhecida como método não destrutivo, que permite a execução gerando menos intervenções na via. Neste caso, a tubulação é implantada por meio de furos direcionais realizados a cerca de 100 metros um do outro.

 

“A utilização da metodologia não destrutiva foi possível neste caso por ser tratar de uma linha de recalque, onde não há ligações casa a casa para serem feitas nessa tubulação e, assim, podemos proporcionar atuação capaz de minimizar ao máximo a interrupção no trânsito, no dia a dia das pessoas e dos comerciantes”, comenta Cleber Renato, diretor da BRK Ambiental em Blumenau.

 

Obras em andamento

Atualmente, a concessionária executa obras de novas redes coletoras de esgoto em ruas dos bairros Da Glória e Itoupava Norte, onde serão implantados 11 quilômetros de tubulações, que beneficiarão cerca de 1,6 mil famílias. Hoje em dia, 46% da comunidade blumenauense têm acesso ao serviço público de esgotamento sanitário.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental possui canais gratuitos de atendimento, o 0800-771-0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 99988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.