Na manhã desta quinta-feira (25), a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de implantação, coleta e tratamento de esgoto em Blumenau, estará na rua XV de Novembro para realizar a limpeza preventiva da rede de esgoto. O trabalho está previsto para ocorrer entre 5h e 7h.

Durante as atividades, haverá intervenção parcial do trânsito. Por isso, é importante que pedestres, ciclistas e motoristas fiquem atentos à sinalização e orientação dos colaboradores no local. A manutenção depende das condições meteorológicas.

A concessionária iniciará o mês de dezembro com 113 quilômetros de rede de esgoto com lavagens concluídas. “O processo é indispensável para evitar entupimentos e manter o sistema em bom funcionamento, garantindo a eficiência na coleta e tratamento, minimizando transtornos”, explica Francisco Wessner, gerente de operações da BRK Ambiental em Blumenau.

Importância da limpeza preventiva

O processo de limpeza começa com a identificação da área. Depois de definida, um caminhão hidrojato é enviado até o local para realizar o serviço. Uma mangueira de 120 metros com alta pressão de água é colocada dentro da tubulação, quebrando as placas de gordura que se acumulam nas redes e empurrando toda a sujeira (lixo e gordura) para um ponto específico, o poço de visita. Posteriormente, é realizada a sucção desses resíduos e é dada a disposição final adequada.

O serviço se torna ainda mais essencial visto que o sistema de coleta de esgoto deve funcionar com 99% de material líquido e 1% de material sólido. E, durante os trabalhos, são encontrados nas tubulações diversos materiais descartados de forma irregular, como, por exemplo, papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonete, tecido, sacola plástica, restos de comida e óleo.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental possui canais gratuitos de atendimento, o 0800-771-0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 99988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.