A BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau, realizou a lavagem preventiva de 69 quilômetros de redes coletoras de esgoto do município no primeiro semestre deste ano. No mesmo período de 2019, o serviço somou 62 quilômetros de redes e, até o final de 2020, a previsão é que 115 quilômetros passem pela limpeza.

“A lavagem preventiva das redes de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar transtornos”, explica o gerente de operação da BRK Ambiental em Blumenau, Guilherme Pimentel.

O processo de limpeza inicia com a identificação da área. Depois de definida, um caminhão hidrojato é enviado até o local para realizar o serviço. Uma mangueira de 120 metros com alta pressão de água é colocada na rede de esgoto, quebrando as placas de gordura que se acumulam no encanamento e sugando todo o lixo e gordura para fora.

O serviço se torna ainda mais essencial visto que a rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e 1% de material sólido. E, durante os trabalhos, são encontrados nas tubulações diversos materiais irregulares, como por exemplo: descartes de banheiro, como papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonete, tecido e sacola plástica; e resíduos de cozinha, como restos de comida e óleo.

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações de tratamento do esgoto (ETEs) da cidade. Mensalmente, a concessionária recolhe, em média, 12 toneladas de lixo descartadas irregularmente no sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Atendimento da BRK em Blumenau

Diante das novas medidas restritivas para o enfrentamento ao novo coronavírus em Blumenau, a BRK Ambiental disponibiliza canais digitais e telefônicos para informações e/ou solicitações de serviços relacionados ao sistema público de esgotamento sanitário.

A concessionária está à disposição 24 horas por dia, pelo telefone 0800-771-0001 ou pelo site www.brkambiental.com.br/blumenau.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul