Foto: Helito Beggiora/TechTudo
Foto: Helito Beggiora/TechTudo

O Brasil não terá pelo segundo ano consecutivo o horário de verão, instrumento usado de 2008 a 2018 com objetivo de economizar o consumo de energia em 10 estados que registram maior luminosidade entre outubro e fevereiro.

Em abril do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro acabou com o horário de verão após estudo do Ministério de Minas e Energia (MME) apontar que com o fim da mudança temporária o consumidor teria uma economia de R$ 100 milhões.

"Nos últimos anos, com as mudanças no hábito de consumo da população e a intensificação do uso do ar condicionado, o período de maior consumo diário de energia elétrica foi deslocado para o período da tarde, quando o horário de verão não tinha influência. Como a luz traz consigo o calor, o horário de verão também passou a produzir um efeito de aumento de consumo em determinados horários, que já superavam seus benefícios", explicou o MME em nota na época.

Mesmo com o fim do horário de verão, alguns smartphones, tablets e outros equipamentos eletrônicos de brasileiros adiantaram o relógio em uma hora neste domingo (18) de forma automática, o que causou dúvidas e reclamações nas redes sociais.

O problema costuma ocorrer em modelos com versão antiga de sistema. Para situações assim, a recomendação é abrir os ajustes do aparelho e desativar o horário de verão. Veja abaixo como corrigir.

Android

Passo 1. Selecione “Configurar” e, em seguida, vá em "Sistema".

Passo 2. Toque em “Data e hora” e, na sequência, desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático".

Passo 3. Toque em “Selecionar fuso horário”. Escolha “Horário Padrão de Brasília”. Pronto, a hora foi ajustada para a versão correta, sem horário de verão.

iPhone

Passo 1. Acesse os “Ajustes” do iOS e toque em “Geral”.

Passo 2. Abra “Data e Hora” e desative a opção "Automaticamente".

Passo 3. Toque na hora para fazer o ajuste. Por fim, basta voltar o relógio em uma hora.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul