Em um curto período de tempo, os bombeiros voluntários de Joinville atenderam duas vezes uma bebê de apenas 20 dias de vida que havia se engasgado com leite materno.
Os casos aconteceram na noite do domingo, (1º) e na madrugada de segunda-feira (2). Em ambas as situações os familiares levaram a bebê até a unidade 10, em busca de auxílio.
- Motociclista morre em grave acidente com caminhão em Joinville
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Na primeira vez, por volta das 23h10, a mãe correu para o local com a bebê no colo, gritando por socorro.
Os bombeiros voluntários Leandro Liberto dos Santos e Caio Cesar Alves de Sousa foram ao encontro da mãe, pegaram a bebê e iniciaram o procedimento de desobstrução.
Enquanto isso, outra equipe – Aguinaldo Martins Lima e Elisabete da Luz Soares – acalmava a mãe e pedia apoio ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Ainda na unidade dos bombeiros a criança foi avaliada pelo médico do Samu e liberada.
Segundo os bombeiros, pouco tempo depois, por volta das 2h20 da madrugada, a mãe retornou à unidade pedindo socorro.
Dessa vez, mesmo após a bebê expelir o leite materno, ela apresentou sinais vitais fracos. Após ter sido examinada pela equipe do Samu do PA Leste, a menina foi conduzida ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Farias.
Cuidados
– De acordo com o Ministério da Saúde, episódios de engasgo e broncoaspiração são comuns na infância. Bebês, por exemplo, podem engasgar com o leite durante a amamentação ou ao golfar enquanto dormem.
Como prevenir
– Após a amamentação, deixe o bebê em pé, no colo, por pelo menos 20 minutos antes de deitá-lo;
– Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça;
– Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação. Isso evita as golfadas e, consequentemente, a sufocação por engasgo;
– Vigie a criança enquanto ela dorme para que as medidas de socorro possam ser tomadas em tempo hábil caso ocorra algum acidente;
– Deixe o chão de casa sempre limpo e tenha cuidado ao manusear alimentos em grão, assim o perigo fica longe das mãozinhas curiosas das crianças;
– Evite dar aos pequenos alimentos como pipoca e bala, pois eles facilitam o engasgo.