Existem muitos fatos curiosos e interessantes ao nosso redor, mas que acabamos não nos dando conta ou atribuindo a importância merecida. Por exemplo, você sabia que o único laboratório de alta tensão de Santa Catarina está situado em Blumenau?

Trata-se do Laboratório de Alta Tensão da Furb (Universidade Regional de Blumenau), localizado no campus 2, que existe há 20 anos e é o único da modalidade no estado. Atualmente, a estrutura tem como principal função auxiliar empresas na realização de ensaios elétricos, além, é claro, de dar suporte para as atividades acadêmicas dos alunos e professores da instituição.

Cerca de 80 empresas do Sul e Sudeste do país, a maioria do ramo elétrico, utilizam o laboratório para atestar a qualidade dos seus produtos, aplicando os mais variados tipos de testes. “Nós fazemos um controle de qualidade, obedecendo as normas técnicas, se é aprovado um produto ou não”, esclarece o engenheiro eletricista responsável pelo laboratório, Rafael Werlich.

Além do desafio de manter em funcionamento uma estrutura inexistente no restante do estado, Werlich destaca o compromisso do laboratório com a independência e isenção na realização dos ensaios.

“O interesse do cliente da indústria, às vezes, é distinto do interesse do fabricante. Então, o laboratório da Furb está numa posição de neutralidade. Nós tentamos ver os dois lados: o do cliente e do fabricante, sem compromisso com o resultado. O resultado do teste é uma consequência”, explica.

Quer receber as notícias no WhatsApp?