A Prefeitura de Blumenau segue com 3.000 vagas disponíveis para agendamento da vacina contra a Influenza. As doses fazem parte das 6.500 disponibilizadas na última quinta, para aplicação até a próxima sexta-feira, dia 30 de julho, em Ambulatórios Gerais e unidades Estratégia Saúde da Família (ESF). Toda a população acima de seis meses de idade pode se vacinar.

O agendamento da vacina contra a gripe pode ser feito no site da Prefeitura - bit.ly/VacinaBlumenau ou entrando em contato com sua unidade ESF. O telefone do Alô Saúde segue disponível para demandas relacionadas à Covid-19. As salas de vacina dos sete Ambulatórios Gerais seguem atendendo em horário ampliado nesta semana, das 8h às 20h, ao invés de até as 18h como é o funcionamento normal.

A médica infectologista da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), Dra. Luisa Andrea Torres Salgado explica a importância da vacina contra a gripe. “A Influenza é uma doença viral, respiratória, contagiosa, que pode acontecer durante todo o ano e que pode levar a complicações e óbito. A melhor forma de prevenir casos mais graves ainda é a vacinação”, afirma.

Pessoas que foram vacinadas contra o Coronavírus devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a Influenza. A mesma orientação vale para quem recebeu a vacina da gripe e vai se vacinar contra a Covid-19.

No site da Prefeitura, conforme as vagas vão sendo preenchidas, o nome das unidades ESFs e Ambulatórios Gerais vão sendo retiradas da ferramenta. A medida que o Governo do Estado envia remessa de doses da vacina, novas vagas são disponibilizadas, e a relação de unidades com vagas disponíveis volta a ser exibida no site.

Cobertura vacinal
As equipes da Semus seguem trabalhando para ampliar a cobertura vacinal na cidade. Até o momento, Blumenau vacinou 108.630 pessoas contra a gripe desde o início da campanha neste ano, o que representa 63,8% de cobertura vacinal, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% da população, o que corresponde a 123.606 pessoas na cidade. A vacina contra a Influenza protege contra formas mais grave do vírus, que também pode levar a óbito.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.