Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que monitora um total de 43 casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina, sete a mais em relação a ontem. Dois deles estão sendo investigados na cidade de Blumenau, que até então não havia pacientes com suspeita da doença. Todos os casos ainda aguardam o resultado do exame laboratorial para confirmar ou descartar o contágio.
Santa Catarina segue como o quinto maior estado em número de casos monitorados, atrás de São Paulo (130), Rio Grande do Sul (82), Rio de Janeiro (62) e Minas Gerais (58). Ao todo, 488 casos suspeitos de coronavírus são investigados no país. Até o momento, o Brasil possui dois casos confirmados da doença, ambos os pacientes moram em São Paulo (SP) e estiveram na Itália.
O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que novos países serão incluídos na lista para definir suspeitos de coronavírus, entre eles os Estados Unidos. A lista de 16 países subiu para 26. Por isso, acredita-se que nos próximos dias aumente muito o número de casos suspeitos no Brasil, já que os Estados Unidos é um país bastante visitado por brasileiros.
Casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina
- Balneário Camboriú: 3
- Blumenau: 2
- Brusque: 1
- Canelinha: 1
- Chapecó: 2
- Concórdia: 1
- Criciúma: 1
- Florianópolis: 12
- Itajaí: 3
- Itapema: 2
- Joinville: 7
- Pouso Redondo: 1
- São Bento do Sul: 2
- São João Batista: 1
- São José: 3
- Tijucas: 1
Principais medidas de prevenção
- Evite viajar se estiver com febre ou tosse;
- Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
- Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
- Evite tocar os olhos, nariz e boca;
- Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
- Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;
- Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados;
- Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul