A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), recebeu nesta segunda-feira, 4 de abril, a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização. O documento, que é fruto de um trabalho de campo realizado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), foi entregue ao município pelos professores Dr. Juan Antonio Altamirano Flores e Dra. Janete de Abreu.

De acordo com a Defesa Civil, os resultados da Carta Geotécnica visam fornecer subsídios ao Plano Diretor Municipal, para que os novos projetos de parcelamento do solo possam incorporar diretrizes voltadas à prevenção de riscos de desastres naturais. “Este documento elaborado pela UFSC vem para agregar ao município o conhecimento acerca das condições de ocupação do solo, complementando outro documento oficial que Blumenau possui, que é o Mapa de Risco”, reforça o secretário Carlos Olímpio Menestrina.

O prefeito Mário Hildebrandt reitera a importância de o município possuir documentos desta magnitude para o futuro da cidade. “Historicamente, nossa cidade sofre com problemas geológicos, não apenas de inundações como de deslizamentos de terra. Portanto, quanto maior for o nosso conhecimento sobre as áreas de risco, melhor poderemos planejar a ocupação urbanística de Blumenau, considerando nossas características indicadas nestes estudos”, afirma.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.