A equipe do Banco de Leite Humano de Blumenau (BLH) promove nesta quarta-feira, dia 19, uma ação simbólica alusiva ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano para agradecer e homenagear as doadoras de leite humano. Para evitar aglomerações a unidade vai entregar um certificado para uma doadora representando todas aquelas que colaboram durante o ano.

Semanalmente, a equipe do Banco de Leite visita as doadoras, leva o material necessário como frascos esterilizados, touca e máscara e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e armazenamento do leite materno. O leite doado é pasteurizado, analisado, submetido a um rigoroso controle de qualidade, antes de ser disponibilizado para os hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina. Bebês recém-nascidos prematuros internados em UTI Neonatal de outras cidades também são beneficiados.

A produção mensal do Banco de Leite é em média de 200 litros, que garantem a nutrição e sobrevivência de aproximadamente 50 recém-nascidos todos os meses. Entre 2019 e 2020, foram distribuídos cerca de 3 mil litros de leite pasteurizados. Pode doar leite materno toda mulher saudável que esteja amamentando e que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Certificado Padrão Ouro
O Banco de Leite Humano de Blumenau possui certificado como padrão ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (REDEBLH), órgão ligado à Fundação Oswaldo Cruz. O certificado é entregue anualmente, como reconhecimento ao rigoroso controle de qualidade pelo qual passa o leite antes de ser encaminhado aos bebês que necessitam. As normas seguidas são as da Rede BLH, juntamente com as orientações da Anvisa.

Banco de Leite Humano de Blumenau
O Banco de Leite presta atendimento para quem tiver dúvidas ou dificuldade para amamentar. O atendimento é por agendamento e pode ser feito pelo telefone (47) 3381-7570. A unidade está localizada no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, sala nº 12 – na Rua 2 de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte, em frente à Policlínica.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.