Blumenau inicia primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Por: Felipe Elias

10/04/2021 - 16:04 - Atualizada em: 12/04/2021 - 17:10

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza será iniciada nesta semana em Blumenau. Os primeiros grupos a serem vacinados serão crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, conforme determinação do Ministério da Saúde.

A vacina será aplicada mediante agendamento aberto na manhã desta segunda-feira (12), no site da Prefeitura. As pessoas que precisarem de auxílio também podem telefonar para a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de casa para fazer o agendamento.

Na segunda e terça-feira (13), a vacinação ocorrerá nos Ambulatórios Gerais (AGs), exceto no AG Fortaleza, que está em reforma. A partir de quarta-feira (14), as ESFs com sala de vacina também começarão a fazer a imunização.

Segundo a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (DIVE), como a Campanha de Vacinação contra a Gripe vai coincidir com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das duas campanhas devem dar prioridade para a vacina contra o coronavírus. Os cidadãos que foram vacinados contra a Covid-19 devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.

A vacina da gripe protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

Fases da campanha

A campanha será realizada por grupos prioritários e ocorrerá em três etapas:

  • Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde;
  • Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;
  • Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.