Nesta quarta-feira, dia 27, os idosos frágeis do Centro de Saúde do Idoso (CSI) passam a contar com uma nova estrutura de atendimento em Blumenau. O novo CSI está localizado na Rua Uruguai, nº 444, no bairro Ponta Aguda. São mais de 2 mil pessoas idosas cadastradas. Destas, 500 permanecem em acompanhamento. Mensalmente, em média são realizados 1.500 atendimentos neste serviço.

No local, cerca de 20 servidores atendem pessoas acima de 60 anos, que apresentam declínio cognitivo (consciência, humor, esquecimentos); instabilidade postural; incapacidade comunicativa e incontinência esfincteriana capaz de restringir a participação social do indivíduo. Idosos com mais de 80 anos, que apresentam múltiplas patologias como emagrecimentos significativos; e internações recentes nos últimos seis meses também recebem atenção especial.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a atuação do Centro de Saúde do Idoso. "O trabalho feito pelos nossos servidores do CSI, ao longo desses 10 anos de atividade, é motivo de muito orgulho para a cidade. É neste espaço que várias famílias encontram o suporte necessário para oferecer acolhimento, carinho e atenção aos nossos idosos. Agora, neste novo local, temos certeza que Blumenau terá condição de oferecer ainda mais apoio as pessoas que já fizeram tanto pela nossa cidade", afirma.

A nova unidade tem cerca de 450m² e foi divida em 14 salas que contam com serviços de fonoaudiologia, psicologia, assistência social, nutricionista, geriatria, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e dentista. O imóvel atende aos protocolos de acessibilidade e conta com plataforma elevatória, sanitários acessíveis e quatro vagas para veículos, sendo três exclusivas para idoso e uma exclusiva para embarque e desembarque.

No novo endereço, o centro seguirá fazendo o atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O telefone de contato também será o mesmo (47) 3381-6974.

Mudança de endereço
Nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, o Centro de Saúde do Idoso localizado na Rua Itapiranga, nº 368, bairro Velha não terá atendimento. Nestes dois dias, a equipe fará a mudança do serviço para a Rua Uruguai, nº 444, no bairro Ponta Aguda, para que na próxima semana iniciem os atendimentos na nova estrutura.

Centro de Saúde do Idoso é referência nacional
No início de julho, o Centro de Saúde do Idoso apresentou o trabalho feito com os idosos frágeis durante a pandemia no Congresso do CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A enfermeira e coordenadora Mara Rúbia Rutzen destacou que a reorganização do serviço e o uso da tecnologia permitiram acesso ao atendimento, monitoramento de pacientes e continuidade dos grupos on-line para garantir o serviço de saúde prestado aos usuários do SUS.

Unidade completou 10 anos de atividade
Este ano, o Centro de Saúde do Idoso completou 10 anos de atividades. Neste período, os servidores fizeram mais de 46 mil atendimentos a pessoas acima de 60 anos e seus familiares. O Dia Internacional e Dia Nacional da Pessoa Idosa são celebrados anualmente no dia 1º de outubro. Em Blumenau, ocorre ainda a Semana Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, como uma prática da educação permanente para os profissionais da rede municipal que atendem a pessoa idosa, e com ações voltadas aos idosos e familiares.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.