Blumenau ganhará semáforos inteligentes para melhorar fluidez do trânsito

Foto Betina Humeres

Por: Giulia Venutti

16/07/2019 - 15:07 - Atualizada em: 16/07/2019 - 15:38

Entre o final de julho e o início de agosto, a Prefeitura de Blumenau começará a implantar semáforos inteligentes na cidade. Os trabalhos devem ser iniciados pela região central do município. Com a nova tecnologia, será possível programar remotamente o tempo de abertura e fechamento dos equipamentos. Atualmente, é necessário fazer essa mudança no próprio semáforo.

Os equipamentos instalados no Centro de Blumenau terão câmeras que vão detectar a presença de veículos nos cruzamentos, funcionando de acordo com o fluxo nas ruas.

A implantação dos semáforos inteligentes integra o Plano de Segurança Viária, que prevê a estruturação da Central de Controle Operacional (CCO) e da Central de Tráfego em Área (CTA), no primeiro andar da Prefeitura. Por meio do monitoramento e de softwares, o objetivo é melhorar a mobilidade urbana e reduzir o número de acidentes no trânsito da cidade.

Segundo a Administração Municipal, as centrais deverão estar instaladas e em funcionamento no primeiro trimestre de 2020. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões.

Quer receber as notícias no WhatsApp?