Segundo o "Ranking Connected Smart Cities", Blumenau é atualmente a nona cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Divulgado nesta terça-feira (17), o estudo foi elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator, com o objetivo de mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento no país.

Para a elaboração do ranking, todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) foram avaliadas com base em 70 indicadores, que têm relação com mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

Nas áreas analisadas, Blumenau teve sua melhor colocação em governança (4º lugar), que levou em conta aspectos como transparência, participação social e nível de desenvolvimento municipal. A cidade também aparece bem posicionada nos eixos de economia (16º), empreendedorismo (21º) e tecnologia e inovação (28º).

Ao todo, oito municípios catarinenses aparecem no ranking dos 100 mais bem avaliados. À frente de Blumenau, só está Florianópolis, que ficou com a 7ª posição. Entre as 20 cidades com maiores notas, figuram ainda Joinville (15ª), Itajaí (16ª) e Balneário Camboriú (17ª), esta última eleita a melhor na área de segurança.

Veja as cidades de SC que entraram no ranking

7º: Florianópolis;
9º: Blumenau;
15º: Joinville;
16º: Itajaí;
17º: Balneário Camboriú;
41º: Jaraguá do Sul;
75º: Chapecó;
96º: Tubarão.

Quer receber as notícias no WhatsApp?