Até o fim da tarde desta sexta-feira (22), a Defesa Civil de Blumenau contabilizou 246 ocorrências causadas pelas chuvas que caem desde o último domingo (17) na região. Foram 152 deslizamentos de terra, além de 29 quedas de árvores, 59 análises de risco e seis alagamentos.

Por conta do solo encharcado e da previsão de tempo instável para os próximos dias, a cidade continua em estado de alerta. O acumulado de chuva em janeiro está em 287,4 mm, volume que supera em 56% a média histórica do mês. Após atingir um pico de 6,82 metros na noite desta quinta (21), o nível do rio Itajaí-Açu entrou em processo de queda. Na última medição, divulgada às 16h, ele estava em 5,96 metros.

Apesar de não haver desabrigados no município, a Prefeitura mantém dois abrigos mobilizados caso alguma família necessite - um na Paróquia Luterana da Velha e outro na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia.

A orientação é para que a população fique atenta a possíveis sinais que indiquem risco de desbarrancamento, como inclinação de postes e árvores, aparecimento de rachaduras na parede e em muros, ou qualquer movimento de terra. Em caso de emergência, os cidadãos devem entrar em contato pelo telefone 199 ou 193.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: