Blumenau confirma primeiro caso de febre amarela em 2021

Foto Pexels/Arquivo

Por: Felipe Elias

29/04/2021 - 16:04 - Atualizada em: 30/04/2021 - 18:34

Blumenau confirmou o primeiro caso positivo de febre amarela em humano em 2021. O paciente é um homem de 39 anos, que mora no bairro Itoupava Central. Ele não tem registro da vacina contra a doença e está internado em estado grave em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A febre amarela é uma doença infecciosa febril causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito infectado. Não há transmissão de pessoa para pessoa.

Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos, diminuição da urina e amarelão pelo corpo. As formas graves acometem de 15% a 60% dos infectados, com evolução para óbito em até 50% dos casos.

Como os sintomas são muito parecidos com os de outras doenças infecciosas, como Covid-19 e dengue, a Vigilância Epidemiológica orienta que as pessoas estejam atentas aos sinais e procurem atendimento médico, sobretudo se residirem perto de área de mata ou tenham viajado nos últimos 30 dias.

Em 2020, Blumenau registrou sete casos de febre amarela.

Vacina é a melhor forma de prevenção

O imunizante é disponibilizado durante todo o ano na rede pública de saúde e é indicado para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, as crianças devem tomar uma dose aos nove meses e fazer um reforço aos quatro anos. Acima dos cinco anos de idade, a dose é única.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.