A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), iniciou o cadastramento on-line para pessoas que querem parar de fumar. A ação do Programa de Controle do Tabagismo antecede o dia 31 de maio, que marca o Dia Mundial Sem Tabaco, e permitirá que moradores de Blumenau recebam tratamento disponibilizado gratuitamente pela prefeitura.

As pessoas interessadas poderão se cadastrar no link bit.ly/desejaparardefumar que também estará disponível em um banner no site da Prefeitura. Após o dia 30 de junho, quando encerra o período de cadastro, uma equipe da Semus entrará em contato por telefone para orientar sobre as ações do Programa de Controle do Tabagismo e os locais em que os serviços estarão disponíveis. O tratamento tem duração de seis meses a um ano, de acordo com a especificidade de cada caso.

Em 2021, cerca de 430 fumantes realizaram o tratamento, gratuitamente. Destas, 151 concluíram o tratamento e largaram o vício. O número representa aumento de 179% em relação a 2019. Quando naquele período 145 pessoas participaram do tratamento e 54 pararam de fumar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina, principalmente pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica. As pessoas que possuem o hábito de fumar, como também os fumantes passivos podem ter a saúde prejudicada ao longo dos anos.

Ampliação do serviço
O Programa de Controle do Tabagismo ampliou o acesso ao tratamento nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), Ambulatórios Gerais da Família (AGF), no Centro de Saúde do Idoso (CSI), no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e também no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) com a capacitação de servidores. O usuário que tiver interesse em participar das ações do Programa pode procurar a unidade de saúde em que possui cadastro para mais informações.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.