A Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, publicou na sexta-feira (6), o edital de licitação para escolher as cervejarias artesanais que vão participar da 37ª Oktoberfest e da 15ª Sommerfest. Serão sete pontos de comercialização disponíveis e neste ano haverá novidades, como a obrigatoriedade da venda de chope e/ou cerveja sem álcool e o terceiro tipo de chope.

Esta exigência vem ao encontro do trabalho de conscientização ao consumo de álcool que já vem sendo adotado em edições anteriores da festa, como a Vila Segura, que tem o objetivo de alertar o público sobre a perigosa mistura entre álcool e direção. “Estamos oportunizando que os visitantes tenham a possibilidade de tomar um chope de qualidade, mas sem álcool. Além disso, seguiremos com o repasse de 1% do valor bruto obtido com a venda de bebida alcoólica na Oktoberfest para o Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad)”, reforça o presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Para disponibilizar chope e/ou cerveja sem álcool nos estandes, a bebida deve ser produzida pela própria contratada, por cervejarias artesanais com sede e produção nos municípios que pertencem a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), ou adquiridas junto à cervejaria oficial da festa.

De acordo com o Prefeito Mário Hildebrandt essa é mais uma etapa na mudança de perfil construída ao longo das últimas edições da festa. “O perfil da Oktoberfest vem se transformando e o consumo do chope como produto e harmonização com a culinária típica faz parte disso. Incluir o chope sem álcool ofertado pelas cervejarias artesanais é parte dessa mudança, uma vez que entendemos que a missão da festa é também a de conscientizar e oportunizar experiências de qualidade para todos os que frequentam a maior festa alemã das Américas”, destaca.

A regra sobre cada cervejaria poder adquirir somente um ponto de venda dentro do Parque Vila Germânica segue valendo. Porém, caso não haja interessados em algum dos sete pontos ofertados, as cervejarias concorrentes poderão arrematar um ponto adicional, seguindo o critério da melhor oferta. Este ponto adicional obrigatoriamente não poderá ser no mesmo setor do evento. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 23 de maio, às 9h.

Chope Premium

Blumenau, como Capital Nacional da Cerveja, notoriamente é conhecida pela diversidade de bebidas produzidas com a base de água, malte e lúpulo. As inúmeras possibilidades de sabores e estilos trazem uma experiência diferenciada aos apreciadores da bebida.

A partir de 2013, o chope disponibilizado na festa foi segmentado entre pilsen e especial, com isso, o público teve mais clareza sobre a diferença entre os estilos. Para se ter uma ideia do sucesso, em 2018, o consumo do chope especial chegou a marca de 40% do total e no ano seguinte a 35%, evidenciando o potencial de público que busca um produto diferenciado e exclusivo.

Pensando nisso, a Oktoberfest traz para o evento um terceiro tipo de chope, com produtos sazonais e diferenciados, para que o visitante tenha uma imersão no mundo cervejeiro e conheça novos estilos, além de ser uma grande vitrine para as cervejarias artesanais. Para o diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Enrico Bressiani, é perceptível uma mudança no paladar do público, isso desde que as especiais entraram na festa.

“O paladar do consumidor está em evolução, assim como as cervejarias que estão buscando criar novos produtos. Com esta nova modalidade na festa teremos uma bebida mais diferenciada, com vários tipos de fermentação e sabores. É fundamental que a Oktoberfest esteja acompanhando esta tendência do mercado”, finaliza Bressiani.

Mais pontos de venda de bebidas não alcoólicas

Como forma de oportunizar mais pontos de vendas de bebidas não alcoólicas, como refrigerante, suco e água, as cervejarias artesanais também poderão comercializar esses produtos. Para isso, será necessário que as empresas adquiram as bebidas da cervejaria oficial da 37ª Oktoberfest e da 15ª Sommerfest.

“Este movimento visa propiciar mais agilidade na compra dessas bebidas por parte do visitante. Até então, a pessoa precisaria ir a dois lugares para adquirir um chope e uma água, por exemplo. Agora, poderá ter tudo à disposição no mesmo ponto de venda de sua escolha”, destaca Marcelo Greuel.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.