A blitz contra ligações irregulares de esgotos de imóveis na Ilha de Santa Catarina chegou à sétima ação especial esta semana. Com apoio da Vigilância Sanitária, o Trato Pelo Capivari lacrou duas ligações despejavam esgoto na rede pluvial em Ingleses, Norte da Ilha.

Além dos lacres, o proprietário de uma casa flagrada com a fossa extravasando a céu aberto foi autuado pelo fiscal que acompanhava a equipe do programa.

O Trato Pelo Capivari tem ações especiais diárias, realizadas com apoio da Vigilância Sanitária e da Floram, programadas até o fim desta semana. Com esta somam-se, desde o que o programa retornou às ruas de Ingleses, sete operações, com mais de 50 imóveis fiscalizados e 16 lacres.

Entenda a ação

As ações especiais são parte do escopo do Trato Pelo Capivari: o programa também realiza inspeções agendadas pelos moradores do bairro e atende a denúncias de esgoto irregular recebidas da comunidade via WhatsApp ou site oficial.

Os lacres foram efetuados em casas na Rua Areia Branca, entre a SC-406 e a Estrada Dário Manoel Cardoso, duas das vias mais movimentadas do balneário do Norte da Ilha. Ambas jogavam esgoto na rede de drenagem pluvial. Próximo ao fim da rua corre o Ribeirão Capivari, que vai desaguar na praia de Ingleses.

O caso de extravasamento de fossa a céu aberto foi flagrado em sobrado localizado na Servidão Portugália, em Ingleses Sul, a menos de 1 km do Costão Golf. O fiscal da Vigilância Sanitária autuou o proprietário no ato e deu sete dias de prazo para a regularização do sistema.

Como denunciar

O Trato Pelo Capivari conta, desde janeiro, com canal de WhatsApp para receber denúncias de esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local. Agora, isso pode ser feito também através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br.

Além da aba "Denuncie esgoto irregular", o site traz uma série de informações sobre inspeções de esgoto, tipos de irregularidades, ações e campanhas de mobilização social, notícias e perfil dos parceiros e responsáveis pelo programa.

As denúncias de esgoto irregular são filtradas, catalogadas e atendidas por equipe específica. O telefone para contato, que deve ser feito exclusivamente por mensagens de WhatsApp, é (48) 99123-1123.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp