A partir desta sexta-feira (18), entra em funcionamento o sistema de binário entre as ruas Chile e República Argentina, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. O trânsito de todo o entorno sofrerá alterações que requerem atenção dos motoristas. A readequação viária tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito, ampliar a segurança dos cidadãos e reduzir o tempo de espera em semáforos e cruzamentos.

A rua República Argentina passa a ter sentido único desde o entroncamento com a rua Chile até a ponte Adolfo Konder. O motorista que se deslocar do Centro ao bairro Ponta Aguda terá que dobrar à direita em direção à rua Uruguai, como já ocorre naturalmente, e caso queira seguir para o Anel Viário Norte, não poderá retornar para a rua Paraguai, devendo utilizar o prolongamento da rua Chile para voltar à rua República Argentina.

Se a intenção do motorista for acessar a rua das Missões, haverá duas alternativas: dobrar à esquerda na rua Paraguai ou seguir pelo prolongamento da rua Chile até a República Argentina, e retornar por ela até a rua Paraguai.

Outra mudança diz respeito aos condutores vindos da rua das Missões. Para aqueles que pretendem ir ao Anel Viário Norte, o caminho deverá ser feito pela avenida Brasil até a interseção com a rua República Argentina. No semáforo, os motoristas precisarão seguir reto até a rua Chile, utilizando o prolongamento em direção à Ponta Aguda.

Já quem vem pela rua das Missões e pretende chegar ao Centro, deve acessar a rua Uruguai e fazer a conversão à direita para a ponte Adolfo Konder.

Além disso, a partir de agora, os condutores vindos da República Argentina, e que necessitam acessar a ponte dos Arcos, terão uma nova alternativa. Eles poderão virar à esquerda na avenida Brasil e utilizar o prolongamento da rua Chile para retornar à República Argentina, e chegar à ponte dos Arcos.

Nos primeiros dias de operação do binário, agentes de trânsito estarão na região para orientar os motoristas.

As obras de revitalização da rua República Argentina e implantação do binário com a rua Chile receberam um investimento de cerca de R$ 25 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Alteração de rotas do transporte coletivo

Com o novo sistema viário, os ônibus que fazem a linha 508 – República Argentina vão passar pela rua Chile, onde uma parada provisória foi instalada na altura do número 320. Com isso, o ponto de ônibus localizado próximo ao número 333 da rua República Argentina, no sentido bairro, foi desativado.

Os troncais 11 - Via 2 de Setembro e 17 - Via Rua das Missões terão trajeto pela rua Bolívia, onde um ponto de ônibus provisório foi instalado na altura do número 211, ao lado do Senac. Desta forma, o abrigo da avenida Brasil, próximo ao número 514, sentido Aterro/Fortaleza, foi desativado.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: