A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, programou a partir deste sábado (2), a implantação do binário composto pelas ruas 13 de Maio e Roberto Ziemann, desde a Rua Rio de Janeiro até a Rua João Batista Rudolfo (rua em frente à Igreja Luterana Apóstolo Tiago), abrangendo as ruas transversais: José Brunner, Paulo Bekendorf, Guanabara, Adolpho Augusto Alfredo Ziemann, Irmão Leão Magno, Irmão Celestino Depine, Arthur Gunther e João Batista Rudolf, nos bairros Czerniewicz e Amizade.

Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, a implantação de binários segue uma tendência que objetiva criar corredores em vias paralelas proporcionando maior facilidade nos deslocamentos, uma vez que permite que no mínimo duas faixas de rolamento sigam ao mesmo tempo no mesmo sentido. Por conta disso permite uma maior quantidade de veículos transitando num mesmo sentido, o que proporciona mais agilidade e melhor mobilidade.

“Além disso, como transitam num mesmo sentido, há uma maior segurança em razão da diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas”, informa a Engenheira Civil, Luciana Hartmann, da Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul.

A implantação irá ocorrer por etapas. A partir de segunda-feira (4), os trabalhos ocorrerão durante o dia.

Mudanças

A Rua Roberto Ziemann terá o fluxo alterado de mão dupla para mão única no sentido centro/bairro e a Rua 13 de Maio sentido bairro/centro.

Primeira etapa

A primeira etapa será a implantação de mão única nas ruas transversais. As ruas José Brunner, Guanabara, Irmão Leão Magno e Arthur Gunther seguirão no sentido Rua 13 de Maio para a Roberto Ziemann. E as ruas Paulo Bekendorf, Adolpho Augusto Alfredo Ziemann, Irmão Celestino Depine e João Batista Rudolf seguirão no sentido Rua Roberto Ziemann para a Rua 13 de Maio.

Segunda etapa

A segunda etapa será a implantação de mão única na Rua 13 de Maio, que seguirá em mão única no sentido bairro/centro desde a Rua João Batista Rudolfo até a Rua Rio de Janeiro.

Terceira etapa

A terceira etapa será a implantação de mão única na rua Roberto Ziemann, que seguirá em mão única no sentido centro/bairro desde a Rua Rio de Janeiro até a Rua João Batista Rudolfo, voltando a ser mão dupla no restante do trajeto.

Quarta etapa

A quarta etapa consiste na abertura da nova Ponte que ligará as ruas 13 de Maio à Ervino Menegotti e Joaquim Francisco de Paula, esta etapa é fundamental para melhorar a fluidez de toda a região fazendo uma importante ligação entre os bairros Amizade, Czerniewicz para Chico de Paulo, Água Verde, Vila Lenzi e tantos outros que serão beneficiados.

A nova ligação permitirá reduções de percurso de mais de dois quilômetros, trazendo agilidade e fluidez nos deslocamentos.
Essas alterações visam dar maior fluidez e segurança para todos os usuários das vias, a rede cicloviária também será interligada permitindo rotas demarcadas e com segurança aos ciclistas.

“Em razão disso, orientamos aos motoristas que fiquem atentos às modificações”, finaliza o diretor.
Em caso de mau tempo, as mudanças serão adiadas para outra data.