A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin informa que o acesso ao espaço físico para leitura, estudos e pesquisas gerais está liberado ao público. Ficam à disposição da comunidade somente as mesas de leitura, demais mobiliários (sofás) seguem interditados. O atendimento é realizado das 8h às 17h.

Os protocolos de segurança são mantidos no local, é obrigatório o uso de máscaras, o uso de álcool em gel e manter o distanciamento assinalados com faixas no balcão.

A Biblioteca disponibiliza para o público serviço de empréstimo de livros; acesso livre ao acervo e à orientação; pesquisa escolar e espaço para estudo. Entre os cuidados implantados neste momento estão a limitação de quantidade de pessoas em cada mesa, a orientação é que sejam duas pessoas em cada mesa, que estão com os protocolos de distanciamento.

Até então, o atendimento era realizado de forma individual, sendo permitida a entrada e permanência de até três pessoas no local por vez. Agora, os livros disponíveis nas estantes, podem ser tocados pelos leitores, porém é necessária a higienização das mãos em todos os momentos.

As contações de histórias, cinema e outros eventos promovidos para os alunos da rede de ensino do município continuam suspensos a fim de evitar aglomerações e contágio entre as crianças.