Biblioteca Fritz Müller comemora resultado do encontro da Língua Alemã

Por: OCP News Vale

25/05/2022 - 16:05 - Atualizada em: 25/05/2022 - 16:54

O projeto Contos e Encontros. Einen Kaffee mit Freunden… voltou a encantar todos os participantes que estiveram no evento realizado dia 18 de maio, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). A gerente da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Cristina Carvalho, definiu a ação deste mês como “mais uma noite entre amigos e com momentos especiais envolvendo a língua dos colonizadores”. O encontro do projeto Einen Kaffee mit Freunden de maio teve como tema “os usos e significados das expressões populares alemãs” – “Ich verstehe nur Bahnhof, aber ich habe Schmetterlinge im Bauch…”

A tarefa dos participantes foi apresentar uma lembrança com referência ao tema proposto no intuito de fomentar o surgimento de lembranças e histórias. A mediadora Hanelore Sandner Campregher conduziu de forma lúdica e leve a temática, iniciando com a apresentação de uma música. “Todos aprenderam cantar e dançar as coreografias relacionadas ao som “Hallo, Hallo, schön dass duda bist” (Olá, olá que bom que você está aqui)”, lembra Cristina Carvalho. “Foram momentos de risos e alegria com o uso dos idiomas alemão e português em total conexão e harmonia. Cada participante interagiu através de sua vivência e conhecimento, não tendo a preocupação de dominar o idioma completamente, mas desenvolver e aprender com todos, interagindo e mantendo a língua viva.”

Os presentes tiveram oportunidade de lembrar e conhecer as expressões populares trazidas pelos colonizadores. “Em uma das dinâmicas, cada participante pegava às cegas um texto ou uma imagem e compartilhava com todos para que a expressão ali sinalizada fosse descoberta e, claro, tudo de forma leve e usando os dois idiomas”, explica a gerente da biblioteca. “O encontro busca a simplicidade do convívio, uma experiência lúdica e leve, utilizando a língua sem a preocupação de dominá-la completamente”, conclui.