No último domingo (4) a fotógrafa Michelle Oliveira fez o registro de um caso extremamente raro: o bebê Bernardo nasceu mesmo com a mãe utilizando o dispositivo intrauterino (DIU).

Segundo a revista Crescer, foi o segundo filho da mãe, Paula dos Santos Escudero Alvarez, de 32 anos, e o primeiro filho, Gabriel, mesmo quando ela fazia uso de outro método conceptivo: a pílula anticoncepcional.

Em uma rede social, a fotógrafa publicou as fotos do nascimento de Bernardo. O DIU, que saiu logo após, foi posto nas mãos do bebê para a foto.

Foto: Reprodução/@mi_oliveira_photography.

"Nesse fim de semana eu tive a graça de poder contemplar um milagre por meu olhar... O Bom Deus quis que Bernardo nascesse, com 36 semanas de gestação, forte e perfeito - quebrando todos os paradigmas (o que faz jus ao significado de seu nome - forte como um urso)", escreveu Michelle.

Segundo a obstetra Beatriz Tupinambá, que concedeu entrevista a Crescer, a taxa de gravidez com DIU é de apenas 0,6%.

Ela ressalta que o ideal nesses casos é tentar remover o dispositivo no início da gestação. Neste caso não foi possível, de acordo com a médica, pois o fio não estava visível.

O dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo.