Bebê de Corupá é diagnosticada com câncer e família precisa de doações para fazer o tratamento

Foto: Divulgação.

Por: Elissandro Sutil

26/10/2021 - 17:10 - Atualizada em: 27/10/2021 - 17:10

A pequena Helena Pryjmak Ponath, de apenas oito meses, foi diagnosticada com um câncer neuroblastoma e os amigos e a família estão realizando uma rifa e aceitando doações para pagar o tratamento da menina.

Um mês atrás, quando Helena tinha sete meses de idade, seus pais, o professor Maikon Ponath e a musicista Luciane Pryjmak Ponath, notaram que ela estava com manchas ao redor dos olhos e a levaram a um pediatra.

Conforme eles contaram à reportagem do OCP, foram feitos diversos exames no crânio, sangue e raio-X, mas não aparecia nada de errado com a bebê. A preocupação continuou, pois as manchas permaneceram.

Após diversas pesquisas na internet, voltaram ao pediatra e pediram um ultrassom de Helena.

Foi constatado um tumor de sete centímetros na glândula suprarrenal e por recomendação médica encaminharam a menina à Joinville, onde uma amiga recomendou o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

No Paraná, Helena passou por vários exames de urgência e em uma semana o tumor foi retirado. Porém, foi descoberta uma metástase óssea que já atingia 80% do ossos.

Um exame da medula óssea mostrou que Helena teve sua medula parcialmente comprometida. Por conta disso, seria necessária uma quimioterapia mais agressiva.

Ela fez a primeira sessão de quimioterapia neste fim de semana, entre os dias 22, 23 e 24 de outubro. Mas serão necessárias outras oito sessões e cada uma delas custa R$ 3 mil.

A pequena Helena apresentou melhora, porém a médica recomendou que a menina continuasse morando em Curitiba até o fim do tratamento contra o câncer, por conta da oscilação de imunidade.

Além da moradia temporária, a família vai ter que arcar com boa parte dos custos. Segundo os pais de Helena, o plano de saúde não cobriu todas as despesas e por isso precisam arrecadar fundos para que ela consiga continuar o tratamento.

Luciane Pryjmak alerta que não está realizando nenhuma vakinha ou arrecadação em sites da internet. Você pode ajudar no tratamento de Helena doando pelo PIX de Luciane no número (47) 99168-2165.

Ou comprando a rifa pelo telefone (47) 99770-6730, com Ricardo Lazzari, confira: