A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar a partir da segunda-feira (31), mais uma unidade completa de Farmácia Básica. Desta vez será no bairro Barra do Rio Cerro, anexa à Unidade Básica de Saúde (UBS) Wolfgang Weege.

A Unidade Distrital 4, como é chamada, terá dispensário de medicamentos para todas as receitas SUS, (de qualquer unidade municipal de saúde), inclusive para medicamentos controlados, como psicotrópicos e insulina, por isso, contará com uma equipe composta por profissional farmacêutico, administrativo e técnicos de enfermagem.

“O objetivo é facilitar o acesso da população às medicações prescritas por meio de receita SUS, pelos profissionais de saúde habilitados”, salienta o gerente de Atenção Primária em Saúde, Luiz Antônio da Silva Oreano Ferreira Lima. De acordo com ele outro ponto importante é a gestão da dispensação de medicamentos, que ficará mais organizada.

A partir da abertura, moradores das regiões do Santo Estêvão, Jaraguá 99, Jaraguá 84, Rio Cerro, Rio da Luz, Barra do Rio Cerro, São Luís, Jaraguá Esquerdo e Tifa Martins não precisarão mais se dirigir ao Centro da cidade para buscar suas medicações. “Os pacientes terão à disposição na Farmácia Básica da Barra os mesmos medicamentos encontrados na Farmácia Básica do Centro”, informa o gerente.

A Farmácia Básica funcionará das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Segundo o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o município foi dividido em quatro distritos (região do João Pessoa, Nereu Ramos, Centro e Barra do Rio Cerro) e a expectativa é implantar uma Farmácia Básica em cada um deles. Nereu Ramos já tem sua unidade funcionando desde o mês de março, agora será a vez da Barra e, posteriormente, das outras regiões.

“Essa descentralização tem como objetivo diminuir o deslocamento das pessoas que precisam de medicamentos da Farmácia Básica e devido à pandemia, evitar aglomerações em uma única unidade”, reforça Moretti.

Atualmente as Farmácias Básicas do Centro e de Nereu Ramos oferecem cerca de 190 tipos diferentes de medicamentos. Os dispensários de medicamentos existentes nos postos de saúde não oferecem todos os medicamentos da Farmácia Básica, pois não há a presença de um profissional farmacêutico para a dispensação.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul.