Após passar por um período no limite mínimo de sua capacidade, o Banco de Leite Humano, mantido pelo Hospital e Maternidade Jaraguá, voltou a operar em nível tranquilo. O estoque atual daria conta de abastecer a unidade por aproximadamente um mês e meio.

De acordo com a enfermeira responsável Lilian Michele Tomelin Boss, cerca de 150 doadoras passaram pelo banco nos últimos dois meses, após ampla divulgação na imprensa.

"Hoje estamos com o estoque no amarelo, estávamos bem no vermelho antes e já conseguimos resgatar um pouquinho o estoque", disse Lilian.

A enfermeira ressalta que é importante tomar cuidado para o estoque não diminuir, devido a quantidade de bebês internados no hospital, que possui UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal.

"Com as novas doadoras a gente está conseguindo resgatar, mas sempre é preciso ter essa campanha, pra estimular, incentivar e orientar elas [as mães] sobre a importância da doação", ressalta.

As mães que estiverem produzindo leite em excesso e quiserem doar podem entrar em contato pelo telefone (47) 3274-3053 ou e-mail bancodeleite@hmj.org.br.

Leite materno é armazenado para alimentar bebês internados no hospital | Foto Eduardo Montecino/OCP News

O hospital fornece todo o material necessário para a coleta do leite, que é feita em casa. Uma vez por semana a equipe busca esse leite, que passa por um processo de pasteurização, antes de ser consumido pelos bebês.

"O leite coletado cru pode ficar armazenado por até 15 dias e o leite pasteurizado por até 6 meses", esclarece.

O alimento é fornecido para os bebês internados no Hospital Jaraguá. O motivo da falta de produção de leite por parte da mãe pode variar.

Em bebês nascidos prematuramente, o processo para a mãe produzir a quantidade de leite necessária demora um pouco mais. Ou a mãe pode estar muito cansada, o que diminuí o leite produzido.

Lilian lembra que o leite só pode alimentar os bebês dentro do hospital.

"Devido a circunstância de Vigilância Sanitária, transporte, manipulação, pode ser consumido só aqui dentro do hospital mesmo", frisa ela.

Campanha

Buscando mostrar a importância da amamentação e da doação de leite materno excedente, o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá promoverá uma ação no Jaraguá do Sul Park Shopping neste sábado (18).

Em parceria com o curso de Biomedicina, da Unisociesc, o evento Banco de Leite para Todos acontecerá  no piso L2, das 10h às 17h.

Durante o evento, os visitantes poderão obter mais informações sobre a amamentação como fonte de nutrientes para a saúde do bebê nos primeiros meses de vida.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?