As mães que procuram o Banco de Leite Humano de Blumenau, além de encontrarem acolhimento, informações sobre amamentação e poderem doar leite, têm a sua disposição também orientações na área de odontopediatra.

No local, as mães recebem explicações sobre diagnóstico, prevenção e controle de situações como cárie, traumas, alterações no desenvolvimento da dentição ou ainda avaliação do popular freio lingual de seus bebês.

As crianças atendidas pela odontopediatra do Banco de Leite têm entre 0 e 36 meses de idade. Em situações mais complexas, as mães são encaminhadas ao serviço de odontologia da sua unidade de saúde de referência.

Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Segundo a dentista da Secretaria de Promoção da Saúde, Clarissa Fernandes, o cuidado adequado com a saúde bucal do bebê pode trazer benefícios para o futuro da criança, prevenindo o uso de aparelhos e a extração de dentes, por exemplo. Desde que a assistência em odontopediatria ocorre no Banco de Leite, mais de 100 atendimentos já foram efetuados.

O suporte é realizado por uma equipe composta por profissionais de diversas áreas especializadas como medicina, enfermagem, farmácia, odontologia e psicologia, com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar as ações.

Os atendimentos em odontopediatra acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.

Conheça os objetivos do projeto

  • Estimular a amamentação exclusiva até os seis meses de idade;
  • Realizar o teste da linguinha;
  • Orientar quanto aos tipos de traumatismos dentários, seu manejo e possibilidades de prevenção;
  • Orientar quanto aos hábitos de sucção nocivos (dedo, chupeta e mamadeira);
  • Orientar quanto aos hábitos de alimentação;
  • Conscientizar pais e responsáveis a respeito da importância do conceito de saúde bucal e de um trabalho preventivo precoce para melhorar a qualidade de vida das crianças.

Quer receber as notícias no WhatsApp?