Baleia-jubarte é encontrada morte em praia de Florianópolis

Baleia-jubarte foi encontrada boiando morta na praia do Pântamo do Sul | Foto Nilson Coelho/R3 Animal

Por: Ewaldo Willerding Neto

07/04/2021 - 18:04 - Atualizada em: 07/04/2021 - 19:11

Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi avistada boiando morta na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (7). O animal foi rebocado com o auxílio de uma embarcação e retirado da água por uma máquina retroescavadeira cedida pela Intendência Sul da prefeitura da Capital. A baleia passou pelo exame de necropsia e em seguida foi enterrada na praia.

Biólogos, veterinários e voluntários da R3 Animal realizaram a necropsia do animal no local. As ações foram feitas por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e pelo Protocolo de Desencalhe da APA da Baleia Franca, e contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

 

Biólogos, veterinários e voluntários da R3 Animal realizaram a necropsia do animal no local | Foto Nilson Coelho/R3 Animal

A baleia media 7,8 metros de comprimento. De acordo com a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS/Florianópolis, médica-veterinária Cristiane Kolesnikovas, o animal era um indivíduo juvenil e estava bastante magro.

“O exame necroscópico foi inconclusivo. Amostras foram coletadas e serão enviadas para análise para tentar identificar a possível causa da morte”, explica Cristiane.

Havia a presença de bastante piolhos de baleia (espécie de crustáceo marinho) pelo corpo, o que indica que a baleia estava nadando muito lentamente e possivelmente uma condição de saúde ruim.

 

O animal foi rebocado com o auxílio de uma embarcação e retirado da água por uma máquina retroescavadeira | Foto Nilson Coelho/R3 Animal

A espécie

A baleia-jubarte habita todos os oceanos. Durante o verão, a espécie de cetáceo migra para regiões polares para se alimentar e durante o inverno busca regiões tropicais para acasalar e dar à luz.

No Brasil, a baleia-jubarte se reproduz na costa dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e do nordeste, sendo o arquipélago de Abrólhos o maior berçário da espécie no Atlântico Sul.

A baleia-jubarte pode atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de Krills, filtrando água através de placas que descem do céu da boca.

 

A baleia media 7,8 metros de comprimento | Foto Nilson Coelho/R3 Animal

Fique atento

  • O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
  • O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
  • O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
  • O PMP-BS é realizado desde Laguna até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.