Uma baleia foi encontrada morta em Barra Velha, município do Litoral Norte de Santa Catarina, no domingo (22), na praia do Tabuleiro, por volta das 11h. O animal foi visto por pessoas que passavam pela praia e estava em avançado estado de decomposição. Nesta segunda-feira (23), a Defesa Civil e a equipe de oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) devem trabalhar na retirada da baleia do local.
A espécie da baleia não tinha sido identificada pela Defesa Civil, devido ao avançado estado de composição em que se encontrava. Agora, junto com a Prefeitura de Barra Velha, a equipe deve definir a melhor forma de retirar o corpo do local, enviar para a necropsia e dar destino aos restos do animal, já que neste domingo o mar estava agitado e não seria possível trabalhar na retirada.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Barra Velha, Elton Cunha, pela aparência do animal, a morte pode ter ocorrido há vários dias.
Na segunda-feira da semana passada (16), outra baleia, esta da espécie jubarte, encalhou na praia da Península, também em Barra Velha. Depois de 24 horas de esforços de equipes de bombeiros e biólogos, ela foi devolvida ao mar, mas horas depois apareceu morta, reforçando a tese dos especialistas de que provavelmente encalhou porque estava doente.
*Reportagem de Liandra Tank
Leia também: Baleia da espécie jubarte encalha em praia de Barra Velha, no Litoral Norte catarinense