Desde a última semana, o espaço de lazer ao lado do ginásio Arthur Müller ficou ainda mais inclusivo. A instalação do balanço vertical permite que crianças com deficiências – sejam elas físicas ou com danos cerebrais – possam sentir a alegria trazida pela brincadeira.
A instalação se deu após o vereador Eugênio Juraszek levantar a bandeira e torná-lo um projeto com o propósito de instalar equipamentos em espaços públicos de lazer.
Para o vereador, esse é um projeto puramente social, que permite que todas as crianças tenham acesso às brincadeiras tão inerentes da infância e pelas quais muitas memórias são construídas.
Juraszek conta que o equipamento foi doado pelo empresariado jaraguaense e afirma que a projeção é de que em 2019 outros balanços possam ser utilizados em mais espaços espalhados por Jaraguá do Sul.
“É uma inclusão social que garantimos porque não víamos nenhum brinquedo para essas crianças com deficiência em Jaraguá do Sul”, ressalta.
O vereador afirma ainda que o espaço que está sendo desenvolvido no entorno da Arena Jaraguá também deve contar com os balanços verticais.
Outra mostra da importância do projeto, destaca Juraszek, é que poucos dias após a instalação do primeiro equipamentos, municípios da região se mostraram interessados em levantar mais informações.
“As crianças, todas elas, têm o direito de brincar ao ar livre e é isso que estamos tentando proporcionar”, diz.
O vereador afirma que tem a intenção de estender o projeto às escolas que possuem em seu quadro de alunos, crianças com algum tipo de deficiência e que possam ser beneficiadas com o equipamento.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui