Os bairros Estreito, Coqueiros, Capoeiras, Jardim Atlântico, Monte Cristo e Itaguaçu, em Florianópolis; e Campinas e Kobrasol, em São José ficam sem água nesta terça-feira (26).

A interrupção no abastecimento durante todo o dia - das 9h às 20h - deve-se à estiagem que reduz em cerca de 70% o volume do Rio Pilões, principal manancial de abastecimento do Sistema Integrado.

Para compensar a perda, a Casan vem realizando uma série de operações, como a implantação de uma 4ª Bomba principal na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) do Rio Cubatão, que deve ser acionada até o fim desta semana.

Outras interrupções

Até sábado, portanto, não está descartada a hipótese de interrupções no abastecimento em outras áreas da Região Metropolitana, as mais altas ou pontas de rede.

“Por isso é fundamental que toda a população, afetada ou não diretamente, colabore e reduza seu consumo habitual de água” explica o engenheiro Joel Horstmann, Superintendente Regional Metropolitano.

Em fase final de instalação, a 4ª Bomba injetará mais 500 litros/segundo (l/s) na captação do Cubatão a partir de sábado. Outras bombas complementares foram instaladas, num total de 12, permitindo que a ERAB Cubatão chegue à capacidade de 2.200 l/s, reduzindo a dependência do Rio Pilões - cuja vazão caiu de 2.100 l/s para 650 l/s devido à falta de chuvas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp