Bairro de Blumenau ganhará nova Estação Elevatória de Esgoto

Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

06/02/2021 - 16:02 - Atualizada em: 10/04/2021 - 17:27

Nesta segunda-feira (8), a BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau, inicia a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), no bairro Da Glória, no entroncamento das ruas Amazonas, Progresso e Da Glória, ao lado da Praça Dr. Getúlio Vargas.

A estrutura será responsável por bombear o esgoto coletado na região, como nas transversais das ruas Da Glória, Belo Horizonte e Grevsmuehl, e direcioná-lo para a estação de tratamento mais próxima, a ETE Garcia. A instalação deve ser concluída em quatro meses e beneficiará cerca de mil famílias do bairro, além de contribuir para a recuperação de córregos e ribeirões, garantindo a qualidade do efluente que volta para o rio Itajaí-Açu.

 

“A ampliação da rede de esgoto é um importante fator para melhorar a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Avançamos muito nos últimos 10 anos, com mais de 400 km de redes implantadas em 21 dos 35 bairros da cidade. Mas, não podemos parar, o objetivo é levar o benefício do esgoto coletado e tratado para toda a população do município o quanto antes”, afirma Talles Scudeiro, gerente de engenharia da BRK Ambiental, em Blumenau.

 

Atualmente, a concessionária também está com obras de implantação da rede coletora de esgoto em transversais das ruas 2 de Setembro, São Valentim e 25 de Agosto, no bairro Itoupava Norte.

Para que serve uma Estação Elevatória de Esgoto?

O sistema de coleta de esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. No momento em que a topografia não é favorável ou não há presença de desnível natural do terreno, é necessário a utilização de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE).

A estrutura funciona para bombear o esgoto de um ponto mais baixo até outro mais elevado, fazendo com que os dejetos cheguem na Estação de Tratamento de Esgoto mais próxima. Dessa forma, o sistema contribui para a redução de contaminação e transmissão de doenças diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalado.

Atualmente, Blumenau conta com 56 estações elevatórias, que bombeiam diariamente para o devido tratamento 19 milhões de litros de esgoto.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental possui canais gratuitos de atendimento, o 0800-771-0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 99988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.