Avenida de Florianópolis terá ciclovias em toda a sua extensão

A ideia é garantir maior conforto e segurança aos ciclistas | Foto Leonardo Sousa/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

19/11/2020 - 07:11 - Atualizada em: 19/11/2020 - 08:00

A Avenida Madre Benvenuta vai receber ciclofaixa no trecho da Trindade nos próximos dias. Assim, todos os 3,3 km de extensão dessa importante via de ligação da região vão contar com estrutura cicloviária. A avenida, que no lado do Santa Mônica já tinha ciclofaixa e ciclovia em pontos descontínuos, teve a implantação de uma ciclovia central, nas obras de revitalização. Elas devem ser concluídas pela Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, dentro de duas semanas.

A nova ciclofaixa será feita no lado direito da Madre Benvenuta, sentido Trindade-Santa Mônica. A ideia é garantir maior conforto e segurança aos ciclistas vindos dali que quiserem alcançar a ciclofaixa existente entre o Shopping Iguatemi e o Angeloni, após atravessarem a Avenida Professor Henrique da Silva Fontes.

Dado continuidade à estrutura cicloviária, a ciclovia central, de 600 metros de extensão, implantada aos moldes da que fica na Avenida Paulista, em São Paulo, inicia na altura do Angeloni e vai até próximo da Udesc. Trata-se de uma ciclovia elevada e bidirecional, ou seja, fica acima do nível da via e conta com duas faixas em sentidos contrários.

 

A ciclovia central também foi projetada para preservar as árvores do canteiro central | Foto Leonardo Sousa/PMF

 

A ciclovia central também foi projetada de modo que as árvores do antigo canteiro da Avenida Madre Benvenuta fossem mantidas tendo, inclusive, recebido grelhas de proteção. Assim como a ciclovia, propriamente dita, também recebeu proteção lateral com guarda-corpo, além de iluminação cênica.

Revitalização

As obras de revitalização da Avenida Madre Benvenuta, que abrange os bairros da Trindade e do Santa Mônica, iniciaram na segunda quinzena de janeiro e integram a Operação Asfaltaço. Estão sendo executadas pela Britagem Vogelsanger Ltda. e representa um investimento de R$ 5,2 milhões.

“A revitalização vai contribuir, e muito, para a mobilidade urbana, uma vez que é circuito de várias universidades e acesso à SC-404 (Rodovia Admar Gonzaga), que também é rota para as praias”, atesta o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

Para o término dos serviços falta apenas a restauração do passeio (calçada), no trecho oposto à Udesc, e a sinalização viária, no lado da Trindade. A restauração de passeios e meio-fios, aliás, segue as normas de acessibilidade.

No mais, toda a restauração do pavimento asfáltico e as obras de drenagem já está pronta.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp