Autorizado o início das obras de duplicação da ponte Adolfo Konder, no Centro de Blumenau

Foto: Divulgação

Por: Felipe Elias

16/04/2020 - 10:04 - Atualizada em: 16/04/2020 - 10:31

Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), assinou a autorização para início dos trabalhos de duplicação da ponte Adolfo Konder, que faz a ligação entre a avenida Beira-rio, no Centro, e a rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda.

A obra deve ser concluída em 12 meses e está orçada em R$ 7,9 milhões, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

A nova estrutura, que será erguida paralelamente à ponte já existente, terá 125 metros de comprimento, com 12,4 metros de largura, sendo 5,3 metros de pista, 4,35 metros de passeio e 2,75 metros de ciclofaixa.

A duplicação da ponte Adolfo Konder tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana entre as regiões Norte e Sul da cidade. Ao término das obras, serão duas pistas para veículos em cada um dos sentidos.

Geração de empregos e estímulo à economia local

Além dos futuros benefícios para a mobilidade urbana, a duplicação da ponte ajudará a estimular a economia local, impactada pela pandemia do coronavírus, com a geração de empregos e consumo de materiais necessários para a execução dos serviços.

Para a fase inicial, cerca de 20 trabalhadores foram contratados de forma direta, mas o objetivo é dobrar este número nas próximas etapas. Entre os profissionais selecionados, mais de 85% moram na região. O restante exige qualificação específica e as contratações ocorrem de acordo com as habilidades demandadas.

Conforme orientação da Prefeitura, a empresa responsável pela obra priorizará a compra de itens como insumos, materiais de construção, maquinários e alimentação dos trabalhadores junto a empresas instaladas em Blumenau.

Medidas de segurança

Para evitar a contaminação pelo coronavírus, os serviços seguirão os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos sanitários, com o uso de máscaras pelos trabalhadores e a higienização frequente das mãos.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul