O secretário de Saúde Alceu Moretti avaliou os números apresentados nesta terça-feira (28) com o perfil dos 20 pacientes de Jaraguá do Sul confirmados com covid-19.

Os 20 casos foram divididos por faixa etária, sexo, comorbidade (doença crônica) e necessidade de internação.

No quesito faixa etária, a maior parte dos pacientes que contraíram a doença têm idade entre 30 e 39 anos, nove casos. Nenhuma criança foi confirmada com covid até o momento. Idosos com idade entre 70 e 79 anos somaram dois casos.

"Os nove casos de pacientes com 30 a 39 anos evidenciam pessoas que estão em plena atividade laboral em, em sua maioria, viajaram para fora do município, do estado ou até do País. Como o coronavírus é uma pandemia, daí os números apresentados”, pondera Moretti.

Outra apresentação aponta Jaraguá do Sul como o município com menos casos de covid-19 em comparação com o índice estadual, entre os 13 maiores municípios de SC (com mais de 100 mil habitantes).

Fonte Prefeitura de Jaraguá do Sul

Enquanto o índice estadual é de 20,6 casos de covid por 100 mil habitantes, Jaraguá tem 11,25 casos por 100 mil habitantes.

"É uma avaliação muito positiva, graças à conscientização que nossos cidadãos estão tendo, em relação aos cuidados com a higiene pessoal, lavar as mãos com frequência, álcool em gel, uso de máscara, distanciamento mínimo entre as pessoas. Tudo isso está fazendo a diferença. Se continuarmos com todos esses cuidados, certamente nosso índice permanecerá bom”, afirma o secretário de Saúde.

Com relação aos leitos de UTI dos dois hospitais da cidade, São José e Jaraguá, há 60 leitos no total. Trinta leitos em cada hospital. Atualmente dois deles estão ocupados com casos de coronavírus.

"O ideal é mantermos um baixo índice de ocupação de UTI. No caso de alcançarmos 80% de ocupação, há um colapso do sistema de saúde e não queremos chegar a isso. Então, precisamos evitar que muitas pessoas peguem a doença ao mesmo tempo. O segredo está no isolamento social, uso de máscara, lavação das mãos, distanciamento entre as pessoas, como já temos falado", ressalta Moretti.

O secretário ainda afirma que a máscara de proteção passa a ser mais uma peça do vestuário das pessoas, indispensável como uma blusa ou uma calça. E que o uso desse item vai se estender ainda por muitos meses.

Alceu Moretti fala de estudos científicos apresentados pelos Estados Unidos que comparam o índice de propagação de covid-19 (e outras doenças respiratórias) por uma pessoas usando máscaras e outras que não a usam.

“O estudo aponta que, em um mês, um total de 100 pessoas infectadas que não usam máscaras podem contaminar até 30 mil outras. Nessa mesma situação, mas com o uso de máscaras, o número de infectados cai para 600”, destaca o secretário, que, na foto do seu perfil do whats app, aparece usando máscara.

A presidente do Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus, Emanuela Wolff, reforça que agora – com a reabertura de diversos setores e atividades – é ainda mais essencial que a comunidade faça a sua parte no combate à pandemia, reforçando hábitos e higiene e segurança.

"Estamos conseguindo manter a situação sob controle em Jaraguá do Sul. Mas, sem a conscientização de que cada um tem que fazer a sua parte, vai ficar difícil. Se eu achar que posso sair sem máscara, como vou querer que o outro use? E, se ninguém usar, fica todo mundo correndo risco. É desconfortável, mas não é tão difícil assim. E pode fazer uma grande diferença", alerta Emanuela.

Segundo a presidente, a ação das equipes de saúde, do Comitê e a comunicação eficiente são alguns dos fatores que explicam o panorama considerado positivo no município.

Mas ela reforça que não se pode, com isso, criar uma falsa sensação de que o coronavírus está sob controle. “Temos que nos manter vigilantes e prudentes. Só assim vamos vencer esta batalha”, diz.

Fonte PMJS

 

Foto Studio OCP

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul