Valorizar a capacidade cognitiva daqueles autistas que possam ter independência no dia a dia, inclusive assumindo cargos estratégicos em empresas que realmente queiram aproveitar deste potencial, é um dos objetivos do Projeto Ágape, que foi lançado em Blumenau com conceito e dinâmica de atuação exclusivas e inovadoras no Brasil, pois além da capacitação do indivíduo, foca na cultura organizacional das empresas em saber receber e integrar os diferentes.

“Nós temos a intenção de sanar duas grandes necessidades: uma delas é tornar independente aquele autista que pode ser independente, mas que precisa inicialmente de preparo e orientação. A outra é apresentar para o mercado de trabalho alguém com o perfil potencial e benéfico, valorizando as oportunidades, ao contrário do que acontece hoje, apenas como cumprimento de cotas na grande maioria dos casos", explica a coordenadora do Projeto Ágape Simone Gadotti.

De largada, já são nove atendimentos sendo realizados. Parece pouco, mas para o início já é motivo de celebração, pois só foi possível com o engajamento de empresas no projeto. A proposta é de realizar o atendimento de 30 pessoas por ciclo.

O Sirecom Vale Europeu é mantenedor do projeto, garantindo estrutura física, apoio administrativo e captação de recursos. Os recursos que chegam através das cotas mensais de patrocínio garantem o investimento nos profissionais de fonoaudiologia e terapia ocupacional, que são essenciais para o processo.

As empresas e entidades que já patrocinam o Projeto Ágape acreditam que a independência pode transformar a vida de uma pessoa e se for uma pessoa autista, isto pode significar, além da independência, a dignidade enquanto cidadão. Multimed, Viacredi, Olho, THP, Master Empreendimentos, Broering & Wachholz e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica em Santa Catarina são algumas delas.

Para conhecer o Projeto Ágape e acompanhar as ações é possível seguir o @projetoagapeblumenau nas redes sociais. Empresas e entidades interessadas em apoiar como patrocinadoras podem fazer contato no telefone 47 3322 3294 e e-mail projetoagapeblumenau@gmail.com

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.