Aulas ocorrem normalmente a partir de terça-feira em Guaramirim

Grac (Grupo de Resposta às Ações Coordenadas), esteve reunido desde a madrugada de segunda-feira (18) | Foto Prefeitura de Guaramirim/Divulgação

Por: Gabriel Junior

18/02/2019 - 21:02 - Atualizada em: 18/02/2019 - 22:00

A Prefeitura de Guaramirim, através da Secretaria de Educação, informa o retorno das atividades nas escolas e centros municipais de educação infantil nesta terça-feira (19). As aulas foram suspensas na segunda-feira (18) em toda a rede de ensino devido às fortes chuvas que causaram estragos por diversos bairros.

Além das unidades escolares atingidas por alagamentos – três no total – outras estavam sem acesso e/ou com funcionários que não conseguiram chegar ao local de trabalho,tudo devido ao volume de água nas ruas. A situação já voltou ao normal e as unidades atingidas já receberam os devidos reparos. Mais informações pelo 3373-2911.

Fortes chuvas causaram deslizamentos e deixaram mais de 200 desalojados

As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias provocaram grandes estragos em Guaramirim. A Prefeitura Municipal, através do Grac (Grupo de Resposta às Ações Coordenadas), esteve reunido desde a madrugada de segunda-feira (18) nos Bombeiros Voluntários do município para avaliar as ocorrências e prestar atendimento às famílias atingidas. O município decretou situação de emergência.

Foto Divulgação

De acordo com o prefeito Luis Antonio Chiodini, que responde pelo comando do Grac, a situação mais crítica é no Vila Freitas, onde um deslizamento de terra ocasionou a destruição de dez residências e a interdição da SC-108. Os moradores conseguiram sair antes do deslizamento acontecer. Foram registrados pontos de alagamento nos bairros Centro, Avaí, Nova Esperança e pequenos deslizamentos em outras localidades, todos sem vítimas.

Cerca  de 200 pessoas ficaram desalojadas e o município disponibilizou um abrigo para recebê-las, porém apenas quatro pessoas utilizaram o espaço até o nível da água baixar em seus imóveis. As demais se dirigiram para casa de amigos ou parentes.

Foto Divulgação

Conforme o diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Ezequiel de Souza, nas últimas 72 horas foi registrado o acumulado de 262 milímetros de chuva no município. Além dos pontos onde já ocorreram deslizamentos e alagamentos, o Grac e administração municipal se preocupam com as áreas de risco, onde o solo está encharcado e podem ocorrer novos deslizamentos.

“Os integrantes do Grac e voluntários deram o suporte necessário para atender as famílias atingidas, priorizando a segurança das pessoas para posteriormente iniciar os trabalhos de limpeza e recuperação dos locais atingidos”, diz.

O Grac tem o intuito de planejar ações e um sistema de comando de operações para que o município esteja preparado para agir em situações de emergência. Ele é formado por representantes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários e Militar, Polícia Militar e Jeep Club.

Foto Divulgação

*Com informações da assessoria da Prefeitura de Guaramirim.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?