Aulas na rede municipal da Capital iniciam para 30 mil estudantes

A rede municipal de ensino de Florianópolis inicia o ano letivo na próxima quarta-feira (13). Estão  matriculados nas unidades educativas em torno de 30 mil estudantes. Deste total, 16.946 estão no ensino fundamental e 13.015 na educação infantil.  Os mais de seis mil professores retornam já na segunda-feira para reuniões pedagógicas.

Cerca de 16 mil alunos estão no ensino fundamental | Foto PMF/Divulgação

Todos os 78 núcleos de educação infantil, os Neims, assim como as 36 escolas estarão funcionando normalmente. “Temos algumas reformas em andamento  que não vão atrapalhar o nosso calendário escolar”, frisa o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

Na educação fundamental, há ainda em aberto 2.124 vagas.  Há também em torno de 700 vagas a serem preenchidas em Neims. Na região continental e no Centro, a oferta supera a demanda.

Mais de seis mil professores retornam já na segunda-feira para reuniões pedagógicas | Foto PMF/Divulgação

A expectativa da Secretaria de Educação é de começar o ano letivo com menos de mil  crianças, de quatro meses a três anos,  na fila de espera.  Esse número vem diminuindo cada vez mais. Em janeiro de 2017, existiam 3.872 pequenos  em busca de uma vaga.  Ao final  de 2018, esse número havia caído para 1.184 .

Novas unidades e reformas

A Prefeitura de Florianópolis colocará em funcionamento já no primeiro semestre deste ano  cinco  novos Neims.  Três das unidades estão situadas na Ilha e duas na região continental. Estarão  à disposição das famílias o  núcleo  Antonieta de Barros, que fica na Vila Aparecida, além daqueles de  Capoeiras, Tapera, Rio Tavares e Santa Vitória (Agronômica).

Capitlal tem mais de 13 mil alunos na educação infantil | Foto PMF/Divulgação

Há previsão de que as reformas do Neim Joel Rogério de Freitas , no Monte Cristo, e da Escola Básica Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, devam ser inauguradas até março.

Até o  final do ano duas escolas quadrilingues  serão entregues à comunidade, diz o secretário. Maurício Fernandes Pereira refere-se à primeira escola municipal que está sendo construída no bairro Tapera, Sul da Ilha, e ao novo  estabelecimento de ensino de Ratones, no Norte. Em um modelo inédito na cidade, com ensino em português, inglês, libras e linguagem tecnológica, as escolas serão um marco para a educação de Florianópolis, ressalta Maurício Fernandes Pereira.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?