O Decreto Estadual 724 de sexta-feira (17), disponível aqui , estabelece, entre outras medidas de combate à pandemia de coronavírus, a prorrogação da suspensão das aulas presenciais até 7 de setembro.

Os municípios não podem retomar as aulas antes desse prazo. O decreto anterior estabelecia a suspensão das aulas até 2 de agosto.

A medida é válida para unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino técnico.

Além disso, não deve haver prejuízo no cumprimento do calendário letivo, que deverá ser, se necessário, reposto quando possível.

A secretária municipal de Educação de Jaraguá do Sul, Ivana Atanásio Dias, disse que as aulas presenciais em Jaraguá do Sul continuam suspensas e seguem por meio remoto.

Foto Eduardo Montecino/PMJS

“A definição do retorno presencial dos nossos alunos será oriunda de autoridade sanitária, pois é uma questão de saúde pública. Não se trata de uma decisão pedagógica ou meramente executiva”, explicou.

Mais de 950 salas virtuais do Google Classroom atendem os quase 21 mil alunos da rede.

Os professores continuam com as publicações diárias, aplicação de novos conteúdos, tarefas, trabalhos e provas.

Robôs digitais multitarefas vasculham as salas em tempo real e fornecem relatórios dos problemas encontrados, o que facilita na atuação corretiva da secretaria.

A secretaria forneceu chip com internet para cerca de 500 famílias que apresentavam dificuldades de acesso à tecnologia.

Também ofertou aparelhos telefônicos de celular e tablets a alunos carentes. Técnicos de informática se deslocaram a algumas residências para resolver os problemas de acesso.

“É importante dizer que a Semed audita os aparelhos e os chips, a fim de garantir que sejam usados apenas e tão somente para atividades educacionais”, ressalta a secretária.

O Decreto Estadual classifica de risco gravíssimo as seguintes regiões:

Carbonífera, Laguna, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio do Itajaí; Nordeste e Xanxerê, que compreende 111 dos 295 municípios catarinenses, entre eles, Jaraguá do Sul.

 

Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul