Audiência pública discute a criação de unidade de conservação em Schroeder

Unidade de conservação busca preservar área rica em fauna e flora | Foto Divulgação/Kelvin França

Por: Gustavo Luzzani

06/12/2018 - 10:12 - Atualizada em: 06/12/2018 - 10:14

Já tem data marcada para a apresentação da proposta de criação de uma unidade de conservação, localizada na região de Bracinho, em Schroeder. O projeto será exibido na próxima quarta-feira (12), às 18 horas, em uma audiência pública na Câmera de Vereadores do município.

Com o objetivo de proteger o manancial de abastecimento de água em Schroeder, o município está criando sua primeira unidade de conservação. A área abrangida com a proposta é de aproximadamente 1.700 hectares, contemplando as regiões de Bracinho e Rio do Júlio.

A gestora ambiental da Prefeitura de Schroeder, Kerling Hornburg, explica que há cerca de cinco meses está sendo desenvolvido o levantamento de propriedades da localidade e sua delimitação.

“Não pega perímetro urbano, apenas a área rural do município. Nosso objetivo é garantir o abastecimento e a qualidade de água para as futuras gerações”, ressalta.

Kerling ainda enfatiza que a unidade de conservação também vai proteger a biodiversidade existente na área. Ela disse que o local foi escolhido por ser uma região bem preservada e a unidade vem para intensificar a proteção da área.

Ela fala que a ideia de criar uma unidade de conservação vem sendo discutido a bastante tempo, mas apenas em julho de 2018 começou o estudo de campo, para ter uma definição do que vai ser criado, identificar a área e ver as medidas que podem ser implantadas.

“A área tem características de fauna e flora, além de ter pouca intervenção”, relata.

O prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, diz que a cidade conta com grandes áreas verdes e reiterou a importância de conservar as riquezas existentes no município.

“Buscamos a preservação da biodiversidade e dos mananciais hídricos”, ressalta.

Segundo o prefeito, a intenção também é mostrar para a população a importância de cuidar do meio ambiente. E no lugar escolhido para fazer uma unidade de conservação é possível encontrar diversas espécies de plantas e animais.

Nova ponte

Outra novidade para a região de Bracinho, é que está prevista para dezembro a entrega de um kit de transposição de obstáculos da Defesa Civil ao município de Schroeder.

A obra contempla a substituição da ponte sobre o Rio Bracinho, que liga as localidades de Bracinho e Itoupava – Açu.

Com investimento de mais de R$ 160 mil, a nova ponte substituirá a estrutura existente, que segundo a Defesa Civil já está comprometida e oferece riscos à população.

O kit é composto por vigas e pista de rolamento com 15 metros de extensão e cinco metros de largura, em uma estrutura pré-moldada. A obra é realizada em parceria com a Prefeitura, que executará o projeto.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?