O movimento "Salve o Morro do Céu" realiza, neste sábado, a partir das 10h, o 1º Ato Ciclístico em defesa do Morro do Céu. A concentração dos ciclistas será no Parque das Nações, na rua da arquibancada, com trajeto em direção à Praça Nereu Ramos, no centro de Criciúma, onde serão distribuídas gratuitamente mudas de plantas nativas.

Simpatizantes da causa que não possuem bicicleta também são convidados a participar caminhando.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar a comunidade criciumense sobre a necessidade de reversão da decisão da Câmara de Criciúma, com a revogação da Lei n.º 5.207, de 2008, que criou o Parque Municipal Natural Morro do Céu.

A área compreende um dos poucos fragmentos de mata preservados no município, desempenhando importante função socioambiental por meio de seus serviços ecossistêmicos.

Dentre tantas contribuições, a vegetação ajuda a conter cheias e reduz os impactos do excesso de cimento e asfalto que potencializam o calor no ambiente urbano. Há igualmente várias nascentes no local, uma delas do rio Linha Anta, afluente do rio Urussanga, e outras que contribuem para a formação do rio Criciúma e na produção de água.

A reversão da situação atual e consequente manutenção do parque representará a continuidade dos fluxos ecológicos, também em benefício da flora, da fauna e da qualidade do ambiente urbano.