O som das medalhas ecoou pelo auditório da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Jaraguá do Sul enquanto os atletas da delegação se apresentavam.

A equipe, composta por 48 alunos de sete cidades do Nordeste catarinense, foi a grande vencedora da XVI Olimpíada Estadual das Apaes, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de agosto, em Gaspar.

Ao todo, a equipe conquistou 35 medalhas: 18 de ouro, oito de prata e nove de bronze. As premiações foram nas disputas de atletismo, bocha, futsal e natação.

A diretora da Apae de Jaraguá do Sul, Cláudia Robertha Arrazão, explica que foram realizados torneios e treinos internos para definir quais atletas iam representar a região. O time de futsal masculino, ouro na competição, era formado por jogadores de Jaraguá e Joinville, por exemplo.

Atletas foram selecionados após treinos e torneios | Foto Eduardo Montecino/OCP News
Atletas foram selecionados após treinos e torneios | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Vinícius da Silva, de 22 anos, conquistou o bronze na corrida, a prata no dardo e o primeiro lugar com o time de futsal. Ele tem deficiência intelectual e já tinha participado uma vez da Olimpíada das Apaes. "Foi muito bom competir e ganhar, me preparei treinando umas duas vezes por semana", comenta.

Já Erica Santos da Conceição, de 16 anos, também com deficiência intelectual, ganhou três medalhas de ouro e uma prata. As premiações foram no salto em distância e corrida de 100 metros, 200 metros e revezamento.

Erica é de Guaramirim e conta que começou a praticar os esportes depois dos professores elogiarem seu desempenho nas atividades físicas. "Eu gosto de participar e treino sempre", aponta.

Inclusão vai além das medalhas

Mesmo com a maioria se saindo bem nas premiações, Cláudia destaca que a maior vitória é o crescimento pessoal de cada atleta.

"Um dos objetivos do projeto é a inclusão, através do esporte eles são inseridos na sociedade. Cada vez que eles vão para uma competição, conhecem pessoas novas e trabalham a independência deles, já que precisam fazer muitas atividades sozinhos ou apenas com o nosso auxílio", relata a diretora.

No mês de dezembro, os atletas vão para a etapa nacional da Olimpíada, que acontece no Rio Grande do Sul, entre os dias 3 e 8 de dezembro. Na fase estadual, 190 Apaes participaram, divididas em 18 delegações.

A região Nordeste é formada por 13 municípios, mas apenas jogadores de sete se classificaram para a competição, são eles: Jaraguá do Sul, Guaramirim, Joinville, Barra Velha, São Francisco do Sul, Massaranduba e São Bento do Sul. Além dos 48 atletas, a equipe da região  contava com 12 profissionais.

Quer receber as notícias no WhatsApp?