Atendimento de pessoas em situação de rua aumenta em Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul registrou 48 atendimentos a pessoas em situação de rua em fevereiro deste ano no município, o que representa um aumento de 84% em relação ao mesmo mês de 2018, quando 26 pessoas foram atendidas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Santin Camello, os dados são do Relatório Mensal de Atendimento (RMA), do Serviço de Abordagem Social, e confirmam “a percepção de vários munícipes, que se dizem preocupados com o crescimento do número de pedintes na cidade”.

“Nesse sentido, queremos alertar a população quanto à doação de esmola, seja em dinheiro ou até mesmo alimentos, pois esse gesto acaba prejudicando a implantação de medidas sociais adequadas para a retirada dessas pessoas em condição de mendicância”, salienta Maria.

Onde procurar ajuda

Maria pontua que a Secretaria de Assistência Social conta com equipe especializada para o atendimento e acompanhamento das pessoas que utilizam o espaço da rua como moradia e/ou sobrevivência.

Esses profissionais atuam em dois serviços desenvolvidos pelo poder público municipal: o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Nova Brasília – que recebe cofinanciamento do Governo Federal – e a Casa de Passagem, mantida com recursos próprios da prefeitura jaraguaense.

Contatos

Creas Nova Brasília

  • Telefone: 3275-2343.
  • Horário de funcionamento: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Casa de Passagem

  • Telefone: 3371-1534
  • Horário de funcionamento: em regime de plantão 24 horas

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?