Atenção: Procon alerta para golpe dos massageadores em Joinville

Foto: Pexels

Por: Thomas Madrigano

07/07/2022 - 22:07

O Procon de Joinville alerta para um golpe que tem sido registrado na cidade. Conforme o órgão, pessoas vão de casa em casa vendendo massageadores por um valor dez vezes maior que o de mercado.

Na maioria dos casos, as vítimas são pessoas idosas. O Procon está registrando, em média, duas queixas por semana sobre esse golpe.

 

 

Os massageadores vendidos pelos golpistas podem ser encontrados na internet por R$ 150. Esses mesmos produtos são comercializados com as vítimas por valores que chegam a R$ 1,5 mil.

Além do valor muito acima do mercado, os golpistas colocam no contrato uma data errada, para não ter a possibilidade de a pessoa desistir da compra no prazo de sete dias, conforme previsto no artigo 49 do Código do Direito do Consumidor.

Cristiane Berger, gerente do Procon Joinville, orienta o cidadão a ter cuidado com quem entra na residência para vender produtos ou serviços.

“Esse tipo de venda pode ser perigosa e estar lesando os idosos. As queixas atendidas no Procon não revelam o número real desse golpe, porque muitos idosos ficam envergonhados de denunciar”, explica a gerente.

Alguns golpistas se passam por agentes comunitários de saúde ao abordar as vítimas em suas residências. A Prefeitura reforça que os agente comunitário de saúde não vendem produtos ou serviços.

Segundo o Procon, o consumidor sempre deve fazer uma pesquisa prévia quando estiver interessado em algum produto, analisando os valores e outros aspectos que influenciam diretamente no funcionamento ou finalidade da mercadoria adquirida.