Atenção, jovem: está acabando o tempo para se vacinar contra o sarampo em Jaraguá do Sul

Foto Secom

Por: Elissandro Sutil

21/11/2019 - 18:11 - Atualizada em: 21/11/2019 - 20:09

A campanha de vacinação contra o sarampo, para pessoas de 20 a 29 anos, continua até o dia 30 de novembro em Jaraguá do Sul. As demais pessoas com até 49 anos também podem consultar seus esquemas vacinais.

Dados divulgados pela Diretoria de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul revelam que, até quarta-feira (20), 4.557 pessoas de 20 a 29 anos procuraram as unidades básicas de saúde (UBS) para verificar seus esquemas vacinais e destas 1.027 receberam doses necessárias.

De acordo com a supervisora de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Machado Kneipp, esta fase da campanha segue até o dia 30 (sábado) deste mês conforme determinação do Ministério da Saúde.

“A vacina está disponível nas unidades de saúde e no dia 30 todas as unidades com sala de vacinas estarão abertas para atender o público”, destacou Ana Cristina.

Ana Cristina explica que uma pessoa contaminada transmite o vírus para cerca de 12 a 18 pessoas, mesmo antes de saber que está doente.

Sarampo: entenda como acontece a transmissão

O sarampo é transmitido seis dias antes e quatro dias após o aparecimento do exantema (manchas vermelhas), sendo o maior risco dois dias antes e dois dias após o início do exantema.

Entre os sintomas do sarampo constam febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas pelo corpo.

A evolução da doença pode causar complicações como pneumonia, encefalite e, em casos mais graves, à morte.

Pessoas com os sintomas descritos devem procurar uma Unidade de Saúde para avaliação clínica e evitar os locais com grande circulação de pessoas.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Por ser altamente contagioso é necessária uma elevada cobertura vacinal para que a circulação do vírus seja interrompida.

Segundo médicos especialistas, a tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, além de proteger também contra rubéola e caxumba.

O Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação de rotina com uma dose da vacina aos 12 meses e reforço aos 15 meses; duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para a população de 30 a 49 anos; além da dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

As vacinas disponíveis são eficazes e capazes de induzir proteção para todos os genótipos virais circulantes no mundo.
*Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger