O presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, reforça que a população deve se manter atenta quanto aos cuidados de prevenção. “Ainda estamos com índices altos de transmissão e momento delicado, precisamos manter uso de máscara, higiene constante das mãos e evitar aglomerações”, lembra o presidente.

A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19 divulgada pelo Governo de Santa Catarina no sábado (26), classifica 15 das 16 regiões de saúde em alerta gravíssimo, dentre elas o Médio Vale do Itajaí. Somente a região do Extremo Oeste se encontra em nível grave.

Ainda de acordo com a Matriz, todas as regiões se encontram em nível gravíssimo para o quesito capacidade de atenção, que analisa a média de ocupação dos leitos de terapia intensiva.

Os níveis de risco são calculados a partir da combinação de indicadores em dimensões de prioridade de atuação local, que são isolamento social, investigação, testagem e isolamento de casos, reorganização de fluxos assistenciais e ampliação de leitos.

O último boletim emitido pela AMMVI, com dados coletados desde o início da pandemia até 27 de junho, o Médio Vale registra 125.161 casos positivos de Covid-19, 1.390 óbitos e 121.129 pessoas consideradas recuperadas.