A previsão de temperaturas ainda mais baixas nos próximos dias, podendo chegar a 5ºC no sábado (6) gera preocupação, principalmente, em relação às pessoas mais vulneráveis, como moradores de rua e andarilhos.

Em reunião na quarta-feira (3) representantes da Prefeitura de Jaraguá do Sul e da Secretaria Municipal de Assistência Social definiram algumas estratégias.

Segundo a secretária Maria Santin Camello, uma equipe da pasta ficará de sobreaviso para atender e abordar moradores de rua. Ela orienta a comunidade a ligar para o 99930-1247 caso encontre uma situação de vulnerabilidade.

"Já está frio e as temperaturas devem cair ainda mais. Avisem se identificarem alguém em situação de rua. A Prefeitura vai fazer todo possível para ajudar, só não podemos obrigar ninguém a ir para o abrigo", diz.

A Casa de Passagem, estrutura da Prefeitura que recebe temporariamente adultos que precisam, tem 18 vagas, porém, a capacidade será aumentada para atender a demanda que surgir.

 

 

Lá, quem precisa e aceita, além de um lugar para dormir e tomar banho, também recebe alimentação e auxílio para voltar ao mercado de trabalho.

A maior preocupação, segundo Maria, é com a possibilidade de hipotermia (quando a temperatura do organismo cai abaixo dos 35 graus). Por isso, as rondas realizadas na cidade também foram intensificadas.

"Estamos preparados para fornecer abrigo. Trabalhamos com o objetivo de proporcionar autonomia para essas pessoas, mas este momento temos que dar uma atenção maior”, defende a secretária que ressalta a importância da parceria com os Bombeiros Voluntários e Polícia Militar.

Como ajudar

Se você tiver cobertor ou roupa de adulto para doar, a Casa de Passagem fica na rua João Januário Ayroso, 1855.

Casos de pessoas vivendo na rua ou passando frio devem ser comunicados através do telefone 99930-1247.

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger