Na madrugada dessa terça-feira, os termômetros registraram 5°C no município. Com a chegada desse frio intenso, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Criciúma, pensando na preservação da vida de pessoas em situação de rua, realizou entrega de cobertores na região da Próspera, Centro e Pinheirinho.

Além da entrega de cobertores, a equipe presente na abordagem orientou os moradores em situação de rua sobre os serviços de acolhimento do município, porém nenhum deles se mostrou interessado.

"Todos eles precisavam de cobertores. Estava muito frio. Um deles tinha cobertor, mas demos mais um para dar um reforço", destaca a coordenadora de proteção social especial, Dudi Sônego.

O objetivo é realizar novas entregas e estender o horário de serviço para mais tarde.

"É muito importante que a gente vá até os locais onde essas pessoas estão, verificando a situação e a necessidade delas, ainda mais que o frio intensificou nessa semana e eles não têm a quem recorrer", conta Dudi. Os cobertores são oriundos de doações da própria população.

O que oferece o Centro Pop e a Casa de Passagem?

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e a Casa de Passagem, são estruturas do governo do município que prestam serviços de acolhimento a pessoas em situação de rua que são ou estão na cidade.

Os dois trabalhos oferecem alimentação, higienização, roupas, cobertores e máscaras. Somente a Casa de Passagem funciona 24 horas por dia e oferece estadia de curto prazo para dormir.

Para notificar a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Criciúma sobre pessoas em situação de rua que precisam de auxílio, é recomendado ligar para o número 3437-0572 da Casa de Passagem ou direto para a secretaria no número 3431-0389, que atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Doações

Para fazer doações de cobertores, a população de Criciúma pode levá-las nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência, na Casa de Passagem e no Centro Pop.