Assembleia Legislativa de SC entra na campanha Julho Verde

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina participa da campanha Julho Verde, realizada em todo o país com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Por causa da campanha, a fachada do Palácio Barriga Verde, sede do Legislativo estadual, está iluminada com a cor verde, alusiva ao mês.

O Julho Verde está relacionado com o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho.

Conforme a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), a campanha visa informar sobre esse tipo de câncer e enfoca aspectos referentes a promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

De acordo com a associação, os tumores de cabeça e pescoço atingem boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais.

Os principais fatores de risco são o cigarro, o consumo de álcool e as infecções por HPV. No ano, são 43 mil casos novos somente no Brasil, que resultam em cerca de 10 mil mortes, além de sequelas significativas para os sobreviventes.

As ações do Julho Verde ocorrem no decorrer deste mês em todo o Brasil. Em Santa Catarina, há eventos programados para Blumenau, Florianópolis, Joinville, Chapecó e Guatambu.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?